Menu

1984

Muito provavelmente, o maior romance distópico de todos os tempos. Um dos mais aclamados escritores da história, George Orwell é conhecido pelas duas mais influentes criticas literárias a sociedade.

1984 conta a história de Winston Smith um apático habitante de Oceania, um dos três impérios nos quais o mundo se encontra dividido!  Subjugado por um governo totalitário, Winston vive sua “tranqüila” vida a mercê do regime ditador – que mantêm um controle tão intenso sobre seu povo, onde nem mesmo pensamentos “livres” são permitidos – mas mantem dentro de si uma vontade sem igual de se rebelar contra o sistema. Winston conhece Julia, por quem se apaixona e começa a viver o seu romance, isso até ambos caírem nas mãos do governo…

Se você espera uma história de superação e vitória 1984 não foi feito para você. A narrativa de Orwell, assim como em A Revolução dos Bichos, é agradável e te prende à história, mas não tem a intenção de divertir nem de emocionar. O verdadeiro objetivo de Orwell e fazer uma crítica social, uma metáfora contra o comunismo e um sinal de alerta para as gerações vindouras.

A idéia de 1984 é semelhante à aplicada em A Revolução dos Bichos, que criticava diretamente o regime de Stalin na União Soviética, porém a abordagem é outra, aqui Orwell quis mostrar como seria viver em uma sociedade totalmente submissa ao Governo, onde a liberdade de expressão, direito de ir e vir e até a capacidade de amar foram obliteradas pela presença maciça e esmagadora do Partido.

O teor da obra de Orwell é tão intenso, que o livro se tornou um clássico universal e 1984 é até hoje lembrado pelo seu regime ditador e pelo “trágico” final, que mostra como é impossível prosperar num mundo onde não existe mais esperança. O termo “Orwelliano” surgiu na época como referência a qualquer coisa ligada ao regime do livro.

Assim como os animais falantes de A Revolução dos Bichos, a influência dessa obra, teve impacto não só na literatura, mas também sobre toda cultura pop, o que acabou influenciando centenas de excelentes obras, destaque para o filme Equilibrium (com Christian Bale) e a espetacular HQ V de Vingança de Alan Moore. Até o famoso reality show Big Brother, recebeu o nome influenciado pelo livro.

Mesmo escrito na época da Guerra Fria como uma crítica direta ao Comunismo, a obra de Orwell continua extremamente atual – e mesmo hoje remete a vários governos vigentes como: Coréia do Norte, China, Síria, etc… – e ainda hoje serve como um alerta para o mundo, que com tanta tecnologia e a globalização está de uma forma ou de outra sempre a mercê dos “Big Brothers”!

Italo
Graduando em Biologia pelo amor às variadas formas de vida e suas estratégias de sobrevivência, tenho prazeres simples como ouvir a chuva ou observar o céu noturno. Fã de música, filmes e jogos em geral, minhas maiores viagens são pelas folhas de um bom livro.

Parceiros

Video em Destaque

Nintendo Switch