Menu

5 Livros de Sci-fi sobre Exploração Espacial imperdíveis

Cinco livros imperdíveis para quem gosta de viajar pelo universo.

É comum num cenário de ficção científica viagens interplanetárias tão banais quanto um típico voo comercial, e naves capazes de atravessar galáxias num piscar de olhos, afinal é disso que se trata a ficção, dar asas a imaginação e utilizar de quaisquer recursos imaginados para conclusão dos objetivos, e na ficção não existe fronteira final. Mas não só de naves hiper rápidas vive a ficção científica, um ramo do sci-fi tende a abordar a exploração do espaço de maneira mais… real? São muitos os romances, nos quais a viagem pelo universo é massante, demorada, “impossível” até certo ponto, e onde as leis da física, distância, gravitação, são respeitadas da melhor maneira possível, obras nas quais as tripulações são confinadas num caixão à deriva no espaço, condenadas a enlouquecer ou vagar indefinidamente pelo cosmos.

São centenas de livros que abordam esse aspecto do sci-fi, mas é apenas uma pequena porcentagem que chega a ser traduzida no Brasil. Trago aqui uma pequena lista – que portanto é bem pessoal – que considero indispensável para quem gosta desse tipo de história.

1 – 2001 Uma Odisséia no Espaço (Arthur C. Clarke)

Print

Provavelmente a mais icônica obra de sci-fi de todos os tempos. Uma nave tripulada e assistida por um computador inteligente, é enviada a Saturno para estudar a descoberta de um estranho objeto. Imortalizado no cinema pelas mãos de Stanley Kubrick, 2001 Uma Odisseia no Espaço é um marco na história da literatura e considerada uma das maiores obras de ficção de todos os tempos. Ao contrário do filme, o livro aborda muito mais os aspectos técnicos – e as aventuras – da jornada, incluindo manobras de navegação entre os astros e a presença de vida inteligente  em alguns planetas. 2001 é uma série de livros, sequenciado por: 2010, 2061 e 3001, todos excelentes obras abordando o desenvolver da sociedade humana depois dos eventos desencadeados no primeiro livro.

 

2 – Encontro com Rama (Arthur C. Clarke)

rama_frente_alta

Outra renomada obra do autor de 2001, Encontro com Rama conta a história da passagem de uma estranho objeto gigantesco pelo Sistema Solar, para investigar tal estrutura é enviada uma sonda tripulada para fazer contato e constatar que se trata de uma gigantesca nave espacial. A obra narra as experiências dos astronautas dentro da misteriosa estrutura, que funciona quase como que uma simulação perfeita de um ambiente natural. Uma curiosidade, é que Rama foi baseada numa estrutura hipotética proposta pelo físico Gerard K. O’Neill: o cilindro de O’Neill seria um enorme cilindro mantido em rotação, de tal forma que através da força centrífuga, geraria uma gravidade artificial nas paredes internas (como numa máquina de lavar). Encontro com Rama também tem suas próprias continuações: O Enigma de Rama, O Jardim de Rama e a Revelação de Rama.

3 – O Martelo de Deus (Arthur C. Clarke)

O_MARTELO_DE_DEUS_1233368223B

Outra obra de Arthur C. Clarke (sim, ele é sem dúvidas o maior escritor de todos os tempos sobre exploração espacial) não está entre suas principais, mas não fica devendo em nada às outras. O Martelo de Deus, conta a história de um gigantesco asteroide em rota de colisão com a Terra e que pode exterminar a vida no planeta. Para evitar o impacto, uma sonda tripulada é enviada com a missão de explodir o aerólito. Sim, exatamente o mesmo enredo de Armageddon (que muito provavelmente se baseou nesse romance), mas numa sociedade muito mais evoluída tecnologicamente. Nesse romance C. Clarke aborda toda complicação técnica, política e de logística num problema desse tamanho, envolvendo a participação dos conselhos de outros planetas do Sistema Solar, com vários planos colocados em prática, falhos ou não, e com direito a fanáticos religiosos que aprovam o “presente enviado por deus” e sonham com uma vida pacífica em Alfa Centauri.

4 – Alien ( Alan Dean Foster/Ridley Scott)

9788576572664

A novelização do clássico de Ridley Scott não pode ficar de fora dessa lista. Apesar de ser um filme de terror, Alien é sim uma das maiores obras de sci-fi da nossa geração. Alien conta a história da nave Nostromo e sua tripulação que ao investigarem ruínas de uma civilização perdida, acabam trazendo acidentalmente para a nave um passageiro indesejado. Fugindo um pouco do foco de terror do filme, o livro de Alan Dean Foster aborda muito mais os aspectos psicológicos da tripulação. Aspectos técnicos da viagem, mecânica da nave e biologia do alienígena, são muito bem trabalhados fazendo dessa uma obra imperdível para quem gosta do assunto.

5 – Perdido em Marte (Andy Weir)

91Sco2e+bpL._SL1500_

Apesar de não se tratar de uma viagem espacial por si só, esse livro não pode ficar de fora dessa lista. Perdido em Marte é considerada a obra de sci-fi mais factível que se tem notícias, a luta pela sobrevivência do astronauta Mark Watney depois de ser abandonado sozinho em Marte, é considerada em grande parte verossímil para muitos cientistas. Os conceitos utilizados por Andy Weir como química, botânica, navegação e gravitação orbital, entre outros, fazem desse um livro indispensável para quem é apaixonado pelo gênero.

Italo
Graduando em Biologia pelo amor às variadas formas de vida e suas estratégias de sobrevivência, tenho prazeres simples como ouvir a chuva ou observar o céu noturno. Fã de música, filmes e jogos em geral, minhas maiores viagens são pelas folhas de um bom livro.
  • Harley Queen

    Cadê a trilogia cósmica do Lewis?? Ouvi dizer que vc está lendo. Haushauah

Parceiros

Video em Destaque

Nintendo Switch