Menu

A Realidade Oculta

Uma viagem com a física quântica pelo cosmos, com destino aos mais variados universos.

Divulgação Científica é o termo utilizado para a divulgação da ciência fora das esferas restritas aos cientistas, em outras palavras, é a ciência para o público leigo. A ciência é repleta de assuntos profundos e de complexidade incrível, e a Divulgação Científica existe para mostrar como esse mundo é fascinante, para as pessoas que não estão familiarizadas com termos complexos. É um ramo rico da literatura, onde se destacam inúmeros autores que praticamente se especializaram em falar com o público: Marcelo Gleiser, Richard Dawkins, Stephen Hawking entre outros. Dentro desse seleto grupo de cientistas de escritores, está o físico Brian Greene, que é quem escreve A Realidade Oculta.

O conceito de realidade foi amplamente abalado com a Teoria da Relatividade Geral de Einstein e desde então diversos estudos tentando compreender o universo e como o espaço e o tempo podem ser relativos surgiram desde então. Depois então, o surgimento da Física Quântica tornou tudo muito mais complexo, com eventos que desafiam muitas das próprias leis da física. São esses hoje os dois principais paradigmas da física moderna e aliados a cálculos matemáticos complexos apontam para a possível existência de diversos universos paralelos – universos diferentes do nosso. Em A Realidade Oculta Brian Greene tenta esclarecer para o público os principais modelos de universo paralelos possíveis, baseados em hipóteses teóricas e experimentais.

O livro é dividido em capítulos, onde cada um traz um modelo de universo paralelo: Multiverso repetitivo, inflacionário, cíclico, das branas, da paisagem, quântico, holográfico e o simulado. Ao longo do livro que temos é uma viagem pelos mais interessantes (e bizarros conceitos) da física quântica (onde até a Relatividade Geral perde um pouco do espaço). Se você sempre achou a física quântica bizarra, talvez esse livro possa te elucidar algumas dúvidas, através de exemplos simples e linguagem o mais prática possível. Se você também sempre se perguntou como é possível existir um outro universo, ou como ele seria, esse livro também clareia bastante as ideias nesses pontos.

Ainda assim é um livro complexo, alguns modelos de multiversos são fáceis de entender e até de mentalizar, outros são praticamente impossíveis de entrar na cabeça de uma pessoa normal. Além disso, Brian Greene traz todas as possibilidades práticas com relação ao assunto, quais universos poderiam ser testados ou contatados, ou quais estariam para sempre longe da nossa tecnologia e quais ainda não passam de especulação pura.

Mais do que um livro sobre universos paralelos, A Realidade Oculta é um livro de divulgação científica sobre a física quântica (talvez o mais elucidador) pura e simples, onde todas as bases matemáticas são deixadas de lado (mas aparecem nos apêndices para quem se interessar) e os conceitos e “leis” são explicadas da melhor maneira possível. Se trata de um assunto interessante e original (não conhecia um livro de divulgação científica especializado em universos paralelos) e se você tem interesse em como funciona o universo a sua volta e todos os seus caprichos, vale sim dar uma conferida!

 

Escritor: Brian Greene

Italo
Graduando em Biologia pelo amor às variadas formas de vida e suas estratégias de sobrevivência, tenho prazeres simples como ouvir a chuva ou observar o céu noturno. Fã de música, filmes e jogos em geral, minhas maiores viagens são pelas folhas de um bom livro.

Parceiros

Video em Destaque

Nintendo Switch