Menu

As Mentiras de Locke Lamora

Conheça a história do ladrão Locke Lamora, num dos melhores livros de fantasia da atualidade. Lançado em 2006, o Livro de estreia do desconhecido Scott Lynch, ganhou o prêmio de Revelação do British Fantasy Award e foi finalista do World Fantasy Award. Elogiado pela crítica e já com seus direitos vendidos para o cinema, é hoje uma saga consolidada com 3 livros lançados e outros a caminho. Vale ressaltar que As Mentiras de Locke Lamora tem final, e lê-lo não te obriga necessariamente ler as continuações.

Locke é o melhor no que faz: se disfarçar e aplicar golpes. Ele não faz magia, não sabe lutar, não tem poderes e tem muitos inimigos. As Mentiras de Locke Lamora, contam as aventuras de Locke e sua gangue, em seus golpes e tramoias, tudo em busca de conforto e luxo. Não é um livro sobre batalhas épicas ou salvação do mundo, mas sim a vida de um ladrão sempre em busca do crime perfeito.

As Mentiras de Locke Lamora conta a história dos Nobre Vigaristas, um grupo de ladrões dispostos a tudo em busca dos mais variados e perfeitos golpes, parar tirar dos ricos e … bem, ficar para eles mesmos. Os Nobre Vigaristas são liderados por Locke Lamora, o Espinho de Camorr, “ladrão lendário” famoso no submundo, com suas próprias histórias e lendas. Os planos dos Nobre Vigaristas começam a dar errado, quando surge na cidade um misterioso Rei Cinza, sanguinário e manipulador, que mergulha o submundo de Camorr numa guerra entre gangues sem precedentes, e tem planos muito maiores para a cidade, território de Locke!

Não espere dragões, elfos, magos, fadas ou duendes, em As Mentiras de Locke Lamora o que vemos são as aventuras de um ladrão em um mundo mais cruel do que mágico. A fantasia aqui não está presente nos elementos clássicos, mas mora em todos os detalhes e características usadas por Scott Lynch, para criar seu mundo. A história se passa na cidade de Camorr e nela Lynch deposita toda sua perícia e criatividade, criando toda estrutura social e política, de uma cidade viva e violenta. Camorr parece pulsar e respirar nas páginas do livro, todos os detalhes como a moda – colorida, variada e ostentadora das classes ricas – comidas típicas, fauna (sem criaturas fantásticas até aqui) e arquitetura – se encante por cada canto de Camorr, como as torres de Vidroantigo habitadas pelos burgueses, o mercado flutuante e os variados bairros da cidade.

Seguindo alguns preceitos de Game Of Thrones a obra é violenta e sanguinária, e os personagens encontram a morte em cada beco e cada viela. Mas as comparações com GOT terminam aí, os personagens não estão na escala de cinza (onde todo mundo é mal a sua própria maneira), suas personalidades são mais voltadas ao gênero da aventura e literatura infanto/juvenil, e pode-se distribuí-los facilmente em padrões de preto/branco (bem ou mal) onde até os personagens neutros são malévolos ou carismáticos. Mesmo Locke, sempre roubando pelo próprio interesse e conforto, é difícil de ser dissociado da imagem de mocinho virtuoso.

Reunindo o excelente mundo criado e as dezenas de personagens fortes e inesquecíveis, está uma excelente trama, escrita nos melhores moldes de um thriller e uma história de aventura. O roteiro de Scott Lynch usa de muitas estratégias televisivas, e a obra é repleta de reviravoltas e cenas de tensão, que acabam sempre te deixando com vontade de saber como continua, a narrativa é feita para te tirar o fôlego o máximo de vezes possível.

Sem revolucionar o gênero e abrindo a mão de vários elementos da literatura fantástica, As Mentiras de Locke Lamora se reinventa a sua maneira é figura sim como um dos principais títulos do gênero na atualidade.

 

Título Original: The Lies Of Locke Lamora

Autor: Scott LynchFlecha-4_5

Ano: 2006

Páginas: 453

 

 

 

lockelithoah0

Italo
Graduando em Biologia pelo amor às variadas formas de vida e suas estratégias de sobrevivência, tenho prazeres simples como ouvir a chuva ou observar o céu noturno. Fã de música, filmes e jogos em geral, minhas maiores viagens são pelas folhas de um bom livro.

Parceiros

Video em Destaque

Nintendo Switch