Menu

Batman: O Longo Dia das Bruxas

A graphic novel que ditou os tons do que deveria ser a trilogia de Nolan nos cinemasbatman-the-long-halloween-bruce-wayne-is-a-friend . Mesmo lançada quase uma década depois, O Longo Dia das Bruxas pode ser considerada quase uma continuação direta de Batman: Ano Um. Escrita por Jeph Loeb e ilustrada por Tim Sale, a graphic novel é considerado por muitos a melhor do herói já escrita.

A trama mostra a guerra entre os mafiosos quando seu império começa a cair perante a aliança de três homens da lei :Batman, “Jim” Gordon e Harvey Dent. Como se não bastasse, um misterioso assassino conhecido simplesmente como Feriado, começa a matar vários figurões da máfia em feriados tradicionais, acirrando o clima de tensão entre a justiça, o crime organizado e os tradicionais vilões da galeria do Homem Morcego.

Seguindo a mesma estratégia de Ano Um, a história foi escrita ao longo de um ano e realmente compreende o período de um ano na cronologia de Gotham. Escrita por Jeph Loeb, é uma das histórias mais aclamadas do herói – só perdendo talvez para O Cavaleiro das Trevas – e se diferencia dos trabalhos de Frank Miller por não focar a trama na narrativa de um personagem apenas, aqui o enredo como um todo é maior do que cada um dos participantes. O mais marcante em O Longo Dia das Bruxas é que as habilidades e estratégias de Batman, são deixadas em segundo plano, para dar lugar a história, não temos um único personagem principal – sim claro batman-the-long-halloween-rogues1que temos, mas entendam bem – mas sim toda uma galeria de personagens que são essenciais para compor a obra: o núcleo mafioso é abordado com todo o charme e sangue das boas histórias de gângsters; o foco em Harvey Dent – que futuramente se torna o Duas Caras – e seus dilemas morais; e as participações dos vilões são necessárias e não são desperdiçadas – algo que não ocorreu em Silêncio, que também seria escrita por Jeph Loeb alguns anos depois.

Tudo na HQ é bem amarrado e sem extravagâncias, como o foco é no enredo e na trama como um todo a trama abre espaço para muitas experiências narrativas: narrativas cheias de glamour e traição envolvendo a máfia; um palhaço de cabelos verdes psicopata o bastante para não aceitar a existência de outro psicopata na cidade; as deduções sobre a identidade de Feriado dos pontos de vista de Batman e Charada criando várias possibilidades; os feriados bem utilizados com assassinatos temáticos – destaque para 1º de Abril; e as diversas reviravoltas que todo enredo policial que se preze deve ter.

O Longo Dia das Bruxas é até hoje uma das melhores HQ’s do herói, e vem sendo reimprimida em edição de colecionador com diversas tiragens esgotadas desde seu lançamento. A graphic novel traz um argumento moderno que até hoje serve de referência para inúmeras adaptações, inclusive para a trilogia filmada por Christopher Nolan – destaque para The Dark Knight. Seja você ou não fã do herói, O Longo Dia das Bruxas é uma HQ que vale a pena ter na sua estante, ou pelo menos, merece ser conferida.

 

Flecha-5_5

Ano: 1996

Roteirista: Jeph Loeb

Arte: Tim Sale

Selo: DC

Arco: Batman The Long Halloween 01 – 06

Italo
Graduando em Biologia pelo amor às variadas formas de vida e suas estratégias de sobrevivência, tenho prazeres simples como ouvir a chuva ou observar o céu noturno. Fã de música, filmes e jogos em geral, minhas maiores viagens são pelas folhas de um bom livro.

Parceiros

Video em Destaque

Nintendo Switch