Menu

Desespero

Um alucinante épico bíblico pelas mãos de um dos maiores mestres do horror moderno. Todo mundo que conhece o autor já deve saber que ele é uma máquina de escrever livros e que uma de suas maiores virtudes e conseguir se reinventar a cada obra, criando histórias sempre diferentes umas das outras. Em Desespero, Stephen King bebe das fontes das velhas histórias de psicopatas e escreve um excelente Road Thriller, usando o deserto como palco para o eterno embate entre o bem e o mal.

Na história, a família Carver, o casal Jackson e Mary e o escritor John Marinville, são atirados no centro dessa batalha, quando ao trafegarem pela Rodovia 50 (a auto-estrada mais solitária dos EUA) são capturados e levados para a isolada vila de Desespero, por Collie Entragian, um bizarro policial gigante disposto a matar tudo em seu caminho! O que parece ser apenas mais uma típica história de serial killer toma conotações místicas, quando o jovem David Carver começa a receber “mensagens” de Deus, e o que parece ser só uma cidadezinha isolada no meio do nada se assemelha à um anexo do inferno.

Stephen King faz da cidade de Desespero a sua própria Silent Hill, um cenário de horror abissal se utilizando única e exclusivamente de elementos do deserto: a tempestade de areia que repentinamente assola a cidade, enclausurando-a do mundo externo; as dezenas de corpos distribuídos nas construções; e os animais do deserto, coiotes, lobos, aranhas, escorpiões, cobras, águias, etc… que agem como verdadeiros demônios, asseclas das trevas a comando da estranha entidade que domina a região.

A trama se baseia na luta pelos sobreviventes para escapar de Entragian, mas vai além disso. Stephen King realmente recria à sua maneira um épico bíblico, nos moldes de Jó ou Noé, utilizando como ferramenta o jovem David, um verdadeiro mártir, que é o único empecilho no caminho do estranho mal despertado em Desespero. Não se trata de um livro religioso, ou nada do tipo, mas de uma excelente história de terror utilizando como pano de fundo a luta do bem contra o mal, estrelada por um Inimigo misterioso e sem identidade e por um Deus cruel e inflexível, que como dizem as escrituras: “escreve certo por linhas tortas”.

Desespero é mais um excelente livro de Stephen King, um Road Thriller que traz horror e fantasia na medida certa, e encanta o leitor com mais um magnífico cenário criado pelo autor. Não é um livro religioso como alguns tacharam (sério isso?) mas apenas uma boa história de horror com nuances bíblicas!

 

 

Título Original: DesesperationFlecha-4_5

Autor: Stephen King

Ano: 1996

Páginas: 385

Italo
Graduando em Biologia pelo amor às variadas formas de vida e suas estratégias de sobrevivência, tenho prazeres simples como ouvir a chuva ou observar o céu noturno. Fã de música, filmes e jogos em geral, minhas maiores viagens são pelas folhas de um bom livro.

Parceiros

Video em Destaque

Nintendo Switch