Menu

Noite Polar

Uma história simples mas que foge do estereótipo, abraça poucos clichês e se torna um excelente horror regional. Com uma narrativa simples, rápida e sem frescuras, Michelle Paver faz do ártico o cenário ideal para seu conto de terror, frio, úmido e escuro!

Pobre e sem condições, o jovem Jack aproveita uma oportunidade e parte numa expedição de pesquisa rumo ao Ártico. Uma vez no extremo do mundo, imprevistos começam a ocorrer e Jack acaba tendo que ficar sozinho na baía de Gruhuken, em plena noite polar. O problema é que além de Jack, a vítima de um terrível assassinato, considera a baía, seu lar…

A Noite Polar é um fenômeno, causado pelo eixo de inclinação da Terra, que ocorre em certas regiões de alta latitude, quando em determinadas épocas do ano, o Sol não nasce, mantendo tudo na escuridão por alguns dias. Michelle usa a noite polar e as ilhas isoladas para criar uma história de fantasmas, baseada em lendas locais.

Narrado em forma de diário por Jack, Noite Polar evoca os horrores da solidão, do claustro e principalmente do escuro – afinal fomos adaptados ao Sol – e alia-se à isso o horror sobrenatural da presença maligna, de uma alma penada repleta de ódio.

O mais interessante de Noite Polar é que Paver foge dos clichês, apesar do perigo real que Jack corre, o livro não se utiliza de sustos gratuitos ou mesmo danos corporais. É a presença maligna da entidade por si só, rodeando e espreitando o interior da cabana, a pressão psicológica, e as jornadas noturnas de Jack que criam a tensão necessária para gelar a espinha.

Apesar de curto, Noite Polar consegue criar o clima necessário para isolar o leitor nas ilhas geladas do Ártico, mergulhar nas lendas locais e sofrer junto de Jack com a solidão e o medo de sair “lá fora”!

 

 

Título Original: Dark Matter – A Ghost StoryFlecha-4_5

Autor: Michelle Paver

Ano: 2013

Páginas: 222

 

Italo
Graduando em Biologia pelo amor às variadas formas de vida e suas estratégias de sobrevivência, tenho prazeres simples como ouvir a chuva ou observar o céu noturno. Fã de música, filmes e jogos em geral, minhas maiores viagens são pelas folhas de um bom livro.

Parceiros

Video em Destaque

Nintendo Switch