Menu

O Oceano no fim do caminho

Seguindo os mesmos moldes de outras obras, como Coraline e O Livro do Cemitério, Neil Gaiman mais uma vez embarca no mundo das crianças, numa história cheia de mistério, fantasia e reflexões.

A história é narrada por um garoto de 7 anos, agora já adulto, que resolve visitar um dos locais onde passou a infância e lhe vem à tona todas as lembranças. A beira de um oceano – lago – no fim da estrada, ele relembra de quando o suicídio de um homem desencadeou estranhos eventos, culminando na libertação de uma bizarra criatura, colocando em risca sua vida e seu mundo. Auxiliado pela família Hempstock, eles tem a obrigação de devolver o monstro ao local de onde veio.

O Oceano no Fim do Caminho é uma obra que traz tudo aquilo que conhecemos de Neil Gaiman: uma mescla entre fantasia e terror, com cenários e criaturas retiradas diretamente do mundo dos sonhos. Seguindo os mesmos moldes de Coraline, Gaiman cria uma fábula centrada no mundo infantil…

Neil Gaiman sempre gostou de personagens infantis e de ambientar suas histórias no mundo fantástico em que as crianças vivem, abordando o eterno conflito com a vida adulta. Em O Oceano no Fim do Caminho ele vai além e consegue criar uma verdadeira fábula sobre os impactos dos traumas de infância na vida adulta, Neil Gaiman cria uma verdadeira jornada sobre o amadurecimento e de como as experiências ocorridas na infância afetam a pessoa pra sempre. Proposital ou não, os eventos fantásticos da história podem ser associados diretamente a eventos reais sofridos pelo narrador: a mulher monstro tem ligação direta com a infidelidade do pai; as moedas que causam desastres com a ganância dos adultos; o “monstro” com a morte de seu gato; e as “pragas” com a instabilidade do mundo real (ou do que é considerado real pelas crianças).

O Oceano no Fim do Caminho é mais um das belas fábulas criadas por Neil Gaiman, que as vezes passam desapercebidas, mas muitas vezes tem a capacidade de encantar e marcar o leitor de um jeito único, afinal no fim das contas, todos nós já vivemos nossas próprias jornadas por mundos mágicos quando éramos pequenos!

 

 

Título Original: The Ocean at The End of the LaneFlecha-4_5

Autor: Neil Gaiman

Ano: 2013

Páginas: 202

 

 

Italo
Graduando em Biologia pelo amor às variadas formas de vida e suas estratégias de sobrevivência, tenho prazeres simples como ouvir a chuva ou observar o céu noturno. Fã de música, filmes e jogos em geral, minhas maiores viagens são pelas folhas de um bom livro.

Parceiros

Video em Destaque

Nintendo Switch