Menu

Os Cinco melhores livros lidos em 2015

Minha singela opinião sobre os 5 melhores livros lidos em 2015 – por Italo Aleixo. Depois de tantos livros terminados esse ano, fica difícil escolher os favoritos, mas segue aí uma pequena lista do que seria meu TopFive! Vale ressaltar que são livros lidos esse ano e não necessariamente lançados esse ano!

1 – Meridiano de Sangue (Cormac McCarthy)

 

26566_meridiano-de-sangue-284264_L2

A “Divina Comédia” do século XX, um retrato frio e cruel do velho oeste. Baseado num contexto real – a campanha de John Glanton em busca de escalpos – Meridiano de Sangue mescla fantasia e realidade, numa obra digna das grandes epopeias da literatura. Com personagens inesquecíveis, Meridiano de Sangue é pesado e mágico na medida certa.

 

2 – Mundo Por Terra (Roy Rudnick & Michelle F. Weis)

 

CAPA_LIVRO-MUNDO-POR-TERRA-2

A volta ao mundo perpetrada por Roy Rudnick e sua esposa Michelle Weis, a bordo de um carro. Saindo do Brasil, eles cruzaram: 5 continentes, 60 países, percorreram 130.733km numa viagem que durou 1033 dias. O fato mais legal do livro é que todo o percurso foi narrado, não como um típico diário de viagem, mas com curiosidades pouco conhecidas dos lugares pelos quais passaram. São esses pequenos detalhes – a estrada que passa pelo meio dos Andes e tem inclinação o bastante para deixar o carro desligado andando sozinho por mais de 100km; a estrada que liga o Nepal à China cortando quase 500km pelo meio do Himalaia; a estranha cultura Indiana; os momentos dirigindo sem rumo pelos desertos da África, entre outros – que te fazem sentir um viajante passando por todos esses locais maravilhosos.

 

3 – O Último Reino (Bernard Cornwell)

 

cronicas-saxonicas-1-o-ultimo-reino-bernard-cornwell

A épica jornada de Uthred de Bebanburg. A saga Crônicas Saxônicas como é de costume de Cornwell, narra um período histórico real, que se dá com a invasão dos Vikings contra a futura Inglaterra e da batalha travada pelo rei Alfredo contra esses invasores. Toda a trama é contada pelos olhos de Uthred, escravo dos dinamarqueses quando criança, e que agora vive num eterno conflito de amor pelos invasores x dever pela sua pátria, sempre pendendo para os dois lados da balança. Um dos melhores textos da atualidade, aliando rapidez em desenvolver as tramas e conflitos sangrentos de deixar Game Of Thrones no chinelo. Uma pena que por se tratar de um período histórico, as surpresas são poucas e tudo tem um gostinho de spoiler! rs

 

4 – O Protegido (Peter V. Brett)

 

Ciclo das Trevas _ O Protegido_v.1

Primeiro livro da saga Ciclo das Trevas, lançada em 2015 (aqui no Brasil). A saga mostra a luta diária da humanidade contra hordas de demônios, que toda noite invadem o mundo e perpetrar o caos. Aos sobreviventes resta se esconder nas suas casas e se utilizar de símbolos mágicos para defesa. Até um jovem chamado Arlen, descobre certos símbolos capaz de causar dano em tais criaturas, preparando a humanidade para a batalha. A narrativa segue na mesma linha de influência de Tolkien, personagens desconhecidos saídos da sua vila, com uma jornada para salvar o mundo. Com personagens bem construídos, trama empolgante, O Protegido é um dos grandes épicos da atualidade.

 

5 – Jonathan Strange & Mr. Norrell (Susanna Clarke)

 

Baixar-Livro-Jonathan-Strange-e-Mr-Norrell-Susanna-Clarke-em-PDF-ePub-e-Mobi

 

Um dos livros de fantasias mais inovadores dos últimos tempos. Numa mistura de Jane Austen com magia, Susanna Clarke criou um dos mais notáveis livros de fantasia da literatura britânica, onde Jonathan Strange e Mr. Norrel disputam para saber qual é o mago mais importante da Inglaterra, enquanto seres do “outro lado” sorrateiramente se infiltram na sociedade inglesa para realizarem suas ambições. A história passa por acontecimentos históricos e tem muito do humor inglês e dos costumes da sociedade da época, criando uma ambientação ideal e rivalizando com grandes escritores clássicos.

 

Italo
Graduando em Biologia pelo amor às variadas formas de vida e suas estratégias de sobrevivência, tenho prazeres simples como ouvir a chuva ou observar o céu noturno. Fã de música, filmes e jogos em geral, minhas maiores viagens são pelas folhas de um bom livro.

Parceiros

Video em Destaque

Nintendo Switch