Menu

Pokémon GO!

Ohayoo minna, como toda a galáxia pode ver nessa ultima semana a Big N anunciou para mobile um spinoff de uma das suas franquias de maior sucesso, o Pokemon GO. O game promete ser revolucionário, fazendo o uso da realidade aumentada. Vamos disponibilizar o trailer para terem uma noção.

Então galera, desde o meu primeiro contato com Pokémon eu me encantei com seu mundo repleto de monstros que cabem em nossos bolsos. Mesmo naquela época eu já sonhava em andar no meio deles, capturá-los e travar lutas com meus amigos e desconhecido aleatoriamente pela rua. Ao passar dos anos a Nintendo mostrou em suas versões para portátil inúmeras possibilidades de se fazer isso: interatividade online,  trocas randômicas, torneios, modos de interagir com seus pokes, enfim um enorme leque de possibilidades.pokemon go pikachu

Na geração atual os gráficos nos saltaram aos olhos, as animações de longe são as melhores desde Pokémon stadium do N64, contribuindo para a imersão nesse fantástico mundo e para a fluidez nos combates.

Mas vamos ao que interessa, as opções a respeito dessa nova empreitada são muitas, desde a interligação ao Google Maps que mapeará a localização dos Pokémons a pulseira que nos avisa quando a um Pokémon, evento ou treinador está próximo. Já até me imagino passando por um sujeito, a pulseira brilhando e nos avisando da batalha eminente: “Poke-bola vaiiiiiiiiii”! Viagens a parte, sempre foi o nosso sonho e de qualquer pokemaniaco caçar Pokémons selvagens na vida real, fazer amigos e combater os adversários.

Evidente que tudo ainda não passa de uma especulação sobre as inúmeras possibilidades, mas creio que o potencial esteja aí para ser utilizado. Espero do fundo do coração que o usem com sabedoria.pokemon go pulseira

 

 

Fabrício Barbaro

A ideia é muito legal, quem um dia não pensou em algo parecido? Sair pela cidade capturando seus Pokémons e ainda desafiar seus amigos para duelos incríveis! Só espero que a Big N tenha em mente tamanha responsabilidade junto aos fãs, e não transforme nossas expectativas em um pesadelo.

 

 

DIegoPokemon GO é basicamente o meu sonho de criança se tornando realidade. O pequeno Diego estaria comemorando nesse momento, ansioso para capturar pokemons na esquina de sua casa. Dito isso, tenho que dizer: temo não termos a tecnologia mostrada no vídeo. A Realidade Aumentada apareceu como uma promessa em meados dos anos 2000 e ainda não vingou. Todos os games que a utilizaram apresentaram problemas enormes de imersão e jogabilidade. Infelizmente meu lado cético e chato de adulto fala mais forte aqui, acho que é uma boa ideia mas acho que temos muito chão ainda para ter o nível de imersão proposto pelo game. Minha esperança é que a Nintendo faça um bom trabalho e eu esteja errado. Afinal para que haja Realidade Aumentada em games o futuro, alguém tem que começar.

Apesar dSem-Título-2a ideia (aparentemente revolucionária) não consigo botar muita fé em Pokemon Go, pelo menos não como a galera está imaginando (e como o trailer tem prometido). A visão futura que eu tenho do jogo será: a de alguns nerds tirando foto de um papelzinho quadriculado em alguma praça de alimentação do shooping. Não boto fé na Realidade Aumentada como tecnologia para jogo, e ainda acho o Android uma plataforma voltada para jogos casuais e de passatempo na fila de um banco.

Agora deixando o pessimismo de lado, e sendo o mais realista possível, esquecendo toda essa fantasia de simular um mundo mágico, se Pokemon Go conseguir algo simples como: simular batalhas Pokemons contra outros usuários (divertidas como eram em Pokemon Stadium), permitindo treinar e evoluir os bichinhos, aprender novos golpes e apostar/trocar Pokemons,   como uma versão moderna das batalhas de tazos e bater figurinhas, aí sim pode ser um marco na história dos jogos! PS. Que eles coloquem outros métodos para ganhar seus Pokemons (uma parceria com a Elma Chips? *-*). Isso de sair com um celular na mão pelas ruas da cidade feliz e alegre é bonito, mas impraticável no Brasil!

Sem-Título-4Por mais que a ideia seja fantástica e nosso sonho de infância esteja prestes a se realizar é preciso ter os pés no chão. A Realidade Aumentada ainda é um campo obscuro e até hoje não vi nenhum jogo que a utilize de modo eficiente. E mesmo que Pokemon GO consiga efetivá-la em sua maior potência, cumprindo com os gráficos prometidos no trailer, me questiono em relação as necessidades técnicas exigidas pelo game. Será que nós, pobres mortais em sentido literal, teremos acesso fácil? Eu sinceramente me encanto mais pelo conceito da ideia do que com os níveis gráficos.

 

MauricioEngraçado que a galera ta em polvorosa, mas temos que lembrar de todo o tratamento que um comercial dessa magnitude teve. A Realidade aumentada e algo ainda em desenvolvimento, mas da sim pra se divertir um pouco, não como no vídeo, claro. O máximo que vai acontecer e você saindo com uma cocota, sua pulseira vai vibrar, você vai abandonar a cocota e ir capturar aquele Charizard lindão que você sempre quis, mas que você só vai ver na tela do celular. Vai ser divertido?? PRA CARALHO! Mas não igual o vídeo. O mais legal vais ser poder lutar contra uma galera assim, do nada.

 

pokemon go mewtow

Himura Bárbaro
Himura Barbaro, apaixonado por anime, mangá e games! Nintendista assumido... Meu lema é " No Game, No Life"

Video em Destaque

Teaser de Black Desert Mobile