Menu

Qual sua produtora favorita de Games?

Ohayoo minna!

O tema que eu escolhi para essa semana foi… LEVEL 5! Uma softhouse com alguns dos melhores RPG’s da atualidade. Antes eu sonhava com o próximo lançamento da SquareEnix. Hoje eu tenho minhas duvidas em relação a qualidade dos jogos da empresa e sempre anseio por um anuncio da Level 5 aqui no Ocidente.

Na sexta geração de consoles não fomos tão abençoados em JRPG’s como na quinta (PSONE), mas tivemos alguns lançamentos de peso e foi ai que conheci essa produtora tão fantástica e cheia de novidades.

Ela desenvolveu o oitavo capitulo de Dragon Quest um RPG não tão famoso no ocidente como Final Fantasy porem não menos importante lá na terra em que ele nasceu Japão. Com gráficos caprichados, personagens cativantes, musicas bem suaves e bem orquestradas eu tive um enorme prazer em jogá-lo no PS2. Agora recentemente saiu uma remasterização para o 3DS com algumas adições como o uso do 3D e dungeon nova.

Depois joguei Rogue Galaxy que veio cheio de personalidade própria, um sistema de RPG/Ação até então, pouco explorado. Uma historia bem interessante onde o protagonista é confundido com um pirata de renome muito grande e acaba entrando em um mundo fora do comum, traições, reviravoltas são os pontos positivos deste game. Gráficos em Cel Shading e algumas animações em GC bem bacanas nos saltam os olhos para época.

Uma série para NDS/3DS desenvolvida exclusivamente pela Level 5 foi Professor Layton que conta com mais de 6 jogos e tem uma narrativa um pouco diferente, contextualizado junto a uma trama de detetives, cada capitulo é recheado de quebra-cabeças e cenas maravilhosas em anime.

Joguei também a nona versão de Dragon Quest para NDS, exclusivamente lançado para o portátil da Nintendo é uma pérola indispensável para amantes do gênero RPG por turnos. Belos gráficos e um ótimo enredo. Musica fica com o renomado Koichi Sugiyama, dispensando apresentações.

livel 5

Um RPG/Futebol também faz parte do currículo da empresa, Inazuma Eleven. Esse eu só joguei por algumas horas e como não empolguei deixei de lado, um dos motivos deve ser porque futebol é um esporte que eu não dou a mínima. O jogo faz muito sucesso lá fora, mas aqui no Brasil conheço uma ou duas pessoas que jogaram. Gráficos bacanas, som legalzinho e a historia não posso opinar.

Existem alguns jogos lançados exclusivamente para a loja virtual do 3DS o E-shop. Alguns deles se destacaram como, por exemplo, Weapon Shop de Omasse onde iniciamos uma carreira de ferreiro e a moral do game é construir armas para os grandes heróis. Veja o vídeo a seguir.

Attack of the Friday Monster! É um pequeno RPG que faz uma alegoria aos Tokusatsus da década de 70 como pano de fundo, mas o que me cativou foi um card game dentro do jogo bem divertido e viciante.

Um drama comovente sobre família, amizade, e a inocência de ser criança se desenrola contra fundos desenhados à mão, música encantadora e personagens memoráveis.

Existe ainda muitos grandes jogos para E-Shop em que a Level 5 tem participação e a maioria deles eu recomendo.

ni no kuni

Ni No Kuni: Wrath of the White Witch talvez esse seja um dos melhores jogos que tive o prazer de por as mãos, e não é exagero é simplesmente fantástico. Primeiro pelo time de produtores, serio reunir um panteão desses não podia ser menos que magnífico.

A animação do jogo, personagens e musicas ficaram a cargo do Studio Ghibli que dispensa comentários. Responsável por grandes animações como Totoro, Castelo encantado, A viagem de Chihiro entre muitas outras.

A história é tão cativante e pura como as obras animadas do Studio, um acidente envolvendo Oliver (protagonista), têm como desfecho a morte da mãe do nosso jovem ainda não herói. Com desolamento ele acaba se culpando pela morte da sua mãe e ao chorar faz com que lágrimas escorram pelo seu rosto e consequentemente caem em seu bicho de pelúcia fazendo ganhar vida e se revela senhor das fadas. Esse tal acaba convidando Oliver para uma aventura em um mundo paralelo dando inicio a nossa jornada.

Mas não pense que tudo é puramente ao acaso, tanto Oliver, a morte de sua mãe e o guardião do livro terão uma enorme importância na historia.

Os combates são em turnos, típico dos JRPG’s nipônicos. Aqui entra um pequeno diferencial, seus personagens que são três em combate não usam os punhos ou espadas e sim parceiros nas batalhas. Uma espécie de Pokémon da Level 5. Os protagonistas são apenas suportes, usam curas, buffs, etc.

Podemos recrutar muitas criaturas durante a aventura, e assim como em Pokémon elas evoluem em um determinado nível exclusivo de cada espécie.

Ni_No_Kuni_game_battle_screenshot

As batalhas são tão suaves e bem feitas que é possível perder horas e horas somente para aprimorar e evoluir certas criaturas. Eu pessoalmente fiquei muito empolgado com os designs, poderes e tipos que eu poderia encontrar.

 

 

Tanto o enredo, quanto o desfecho da obra são maravilhosos. São tantas revelações durante a trama que é impossível não se emocionar ao longo do game. Por diversas vezes eu esqueci que estava com o controle na mão e pensei estar assistindo uma animação.

Enfim, o jogo é indispensável a qualquer amante do gênero ou até mesmo para os curiosos de plantão. Essa foi a obra que me fez enxergar o grande potencial que a empresa tem contra as mais famosas e antigas produtoras de RPG’s do mercado.

Outro grande titulo da empresa que eu tenho o maior prazer em falar é Fantasy Life! Porem este estou terminando uma matéria exclusiva sobre ele e logo estarei colocando no site.

Finalizando aqui galera, gostaria que dividissem comigo algum game da empresa que jogaram e se discordam comigo em relação a Level 5 ser melhor que SquareEnix? Todas críticas e elogios são muito valiosos.

つづく

 

Himura Bárbaro
Himura Barbaro, apaixonado por anime, mangá e games! Nintendista assumido... Meu lema é " No Game, No Life"
  • Daniel Oto

    Leandro cadê seu canal no youtube, passou da hora de lançar videos, as mesma matérias que vc posta no blog Papo Bárbaro poderia lança no Youtube hein, já é uma divulgação á mais para o blog. Há matéria esta excelente, curti fazer a leitura. Meu Ni No Kuni: Wrath of the White Witch está ali bem guardado, tenho que finalizar ele ^^,

    • Obrigado pelo apoio, estamos fazendos ultimos ajustes pro lançamentodo canal no YouTube…Nas próximas semanas colocaremos no ar.

Video em Destaque

Teaser de Black Desert Mobile