Menu

Salt and Sanctuary

Toda ação, dificuldade e glória de Dark Souls, agora em plataforma 2D. Salt And Sanctuary já chegou deixando bem claro que tem 100% de influência na famosa franquia da From Software, e se valendo dos elementos da franquia mesclados a seus próprios elementos, Salt And Sanctuary é extremamente desafiador e divertido!

 

OUTRO DARK SOULS?

Assim como na série Souls o enredo é vago, a história não te entrega nada e existe aquele clima nostálgico de um conto lovecraftiano. Você começa o jogo em um navio que é atacado por um primo muito próximo do famoso Cthullu… Depois disso, o jogo definitivamente se inicia em uma ilha e cabe a você explorá-la, matar inimigos e procurar itens. sault2

Salt and Sanctuary se trata exatamente de uma versão de Dark Souls desenvolvido em uma plataforma 2D. Você conta praticamente com os mesmos controles: slots para dois tipos de armas (armas com escalas de ataque baseadas em Destreza ou Força), slots para itens e armaduras: cabeça, tórax, membros anteriores e posteriores, e 4 slots para anéis; além disso você tem um botão para ataque forte, ataque fraco, esquiva (rolar) e saltar, e a famigerada barra de Estamina que é o grande diferencial da série Souls e a principal responsável pela maioria de suas mortes.

Além dos controles todo clima e atmosfera de Dark Souls estão presentes: o cenário não é linear e você pode explorá-lo abertamente em busca das salt-and-sanctuary-review-playstation-4-501908-14“bonfires”, mas lembre-se sem uma história como guia o único jeito de saber qual caminho seguir é descobrindo qual caminho você aguenta melhor se mantendo de pé… os itens não são conseguidos através de drop, mas estão espalhados em locais estratégicos pelo cenário… e os bosses (nas mais variadas formas e tamanho) estão espalhados por lá para te aniquilar!

 

                                                                                                                                            SÓ UM SPINOFF?

Um grande chamariz em Salt and Sanctuary é que embora ele não tente em momento algum esconder qual é sua influência, ele ainda consegue sim se manter muito original e com uma personalidade bastante própria, criando seu próprio mundo, seus próprios bosses e sua própria história.

O jogo inteiro foi desesalt-and-sanctuary-screenshot-02-psvita-ps4-us-30nov15nhado a mão, trazendo uma roupagem toda especial para o game com personagens cartunescos. Itens, armamentos (e banhos de sangue quando você mata seus inimigos) estão muito bem desenhados permitindo você montar diversos personagens com características únicas.

Aqui as bonfires de Dark Souls são substituídas por templos sagrados, mas com uma estratégia específica: você precisa fazer oferendas ao Deus para poder invocar os NPC (ferreiro, treinadores, mercantes, etc…) mas essa oferenda só pode ser feita a um Deus que você adore. Dessa forma é preciso gerenciar bem qual é o seu Deus, onde você será seus templos e quais NPC’s você irá de fato usar durante a trama (é a primeira vez que vejo um sistema de crenças ter impacto num jogo).

Outra diferença, é que embora exista o “sal” (que substitui as “almas” da série Souls) para evoluir o personagem, além disso existe Gold. O problema é que a maioria dos itens são potencialmente caras e não existe uma fonte muito abundante da moeda no jogo.salt-and-sanctuary-review-playstation-4-501908-11

O desenvolvimento do personagem também é bem específico, enquanto em Souls você desenvolve o personagem comprando atributos, aqui você tem uma árvore de evolução (semelhante àquela de Final Fantasy X) com regiões específicas especializadas nas várias classes (Cavaleiro, Mago, Paladino, Ladrão, Clérigo, Caçador, Indigente, e o Chef da cozinha) sendo necessária uma maior estratégia na hora de desenvolver o seu personagem!

Para finalizar para quem não aguenta mais esperar o lançamento de Dark Souls 3, ou simplesmente é apaixonado pela série Souls e quer cada vez mais materiais sobre o título, Salt and Sanctuary consegue não só trazer TODOS os elementos da franquia, fazendo do game não só um simulacro, mas sim uma homenagem bastante satisfatória!

Flecha-4_5

 

Ano: 2016

Produtora: Ska Studios

Plataforma: PS4

 

 

Italo
Graduando em Biologia pelo amor às variadas formas de vida e suas estratégias de sobrevivência, tenho prazeres simples como ouvir a chuva ou observar o céu noturno. Fã de música, filmes e jogos em geral, minhas maiores viagens são pelas folhas de um bom livro.

Parceiros

Video em Destaque

Nintendo Switch