Menu

Uzumaki, A Espiral do Horror

Quando o horror oriental se encontra com o horror de Lovecraft, só a insanidade e a loucura podem imperar.

maxresdefault

Porque esses dois gêneros do terror se destacam tanto e arrastam legiões de fãs atrás de si? Talvez pelo simples fato de terem suas bases em medos de outras culturas, não referentes a nós. O horror “ocidental” é amplamente baseado em presenças demoníacas – até porque a grande maioria da população ocidental é cristã e tem seus medos muito atrelados ao demônio cristão – por outro lado o horror oriental, se baseia na sua própria cultura e tem sua própria base religiosa e suas próprias crenças e lendas – geralmente focando em espíritos vingativos – e nas próprias bizarrices do mundo oriental. O horror cósmicotumblr_mc2orbkjN91r5dzczo1_1280 por sua vez foi criado inteiramente pelo seu mentor H. P. Lovecraft e traz criaturas ancestrais e inexoráveis como antagonistas, criando toda uma base única para a construção de suas histórias. Uzumaki, bebe diretamente dessas duas fontes para criar uma excelente história de terror: sinistra, densa, bizarra e enlouquecedora.

Escrito por Junji Ito, Uzumaki, A Espiral do Horror é um mangá dividido em 3 volumes e conta a história do casal Kirie Goshima e Suichi, que moram numa pequena cidadezinha na qual todos os habitantes passam a ficar obcecados por espirais. Suichi é o primeiro a notar o perigo e a ter pavor das espirais, enquanto o restante dos cidadãos passa a sentir uma atração delirante por tais estruturas. O que a princípio parece um surto de loucura isolado, logo começa a tomar proporções messiânicas.

A estrutura doUzumaki v01 c005 168 mangá é a de um típico horror thrash, sem os famigerados espíritos de cabelos lisos – marca registrada do horror oriental – mas com espirais. Isso mesmo, as espirais estão em todos os lugares: xícaras, redemoinhos, cicatrizes, olhos, nuvens e nos próprios corpos dos cidadãos. Em Uzumaki o horror oriental contribui com bizarrice e inovação e o horror de Lovecraft contribui com delírio e loucura.

O mangá pode ser divido em 3 estágios: começando, com surtos separados envolvendo mortes relacionadUzumaki v03 c019 010as a espirais, passando pela queda de toda a cidade perante tal influência, com um clímax relacionado ao próprio significado místico das espirais: o de renovação e renascimento.

Uzumaki realmente é uma obra notável e assustadora – é uma sensação única ver todos os personagens sucumbindo em insanidade, enquanto o mal em si é impossível de ser notado: o que são as espirais? De onde elas vem? Qual seu significado? Presenteando os leitores com situações insanas, nuances filosóficas, final icônico e muito terror psicológico.

Se você é fã de terror oriental, ou de Lovecraft, não perca a chance de ler Uzumaki, A Espiral do Horror e se perca nas profundezas dessas estranhas estruturas.

Italo
Graduando em Biologia pelo amor às variadas formas de vida e suas estratégias de sobrevivência, tenho prazeres simples como ouvir a chuva ou observar o céu noturno. Fã de música, filmes e jogos em geral, minhas maiores viagens são pelas folhas de um bom livro.

Parceiros

Video em Destaque

Nintendo Switch