Menu

Wii U – Onde foi que nós erramos?

Ohayoo minna!

Eu me fiz essa pergunta diversas vezes. Foram as third-party que abandonaram o console quase que de imediato, o hardware fraco em comparação a geração atual, o controle em formato de tablet? Enfim são tantas as possibilidades, que fica até difícil citar.

Lembro como se fosse hoje o lançamento do N64, a Nintendo veio com uma aposta muito retrô na época. A mídia em CD era tecnologia de ponta e não fazia sentido em manter cartuchos, cabiam menos informações, não se podia comprimir as famosas CGi’s com perfeição. Então por qual motivo levou ela a lançar tal console?

Agora com o fim próximo do Wii U, tive esse mesmo pensamento. Qual motivo leva a Big N a lançar algo com motor gráfico defasado, ou um sistema mal construído? Não confundam o que estou tentando passar ao meus leitores. Eu de longe deixei de gostar ou afirmar que algum console da Nintendo fosse ruim, (exceto o Virtual Boy, aquilo foi um lixo sem tamanho).

Mesmo o Game Cube, tão mal falado consegui jogar alguns ótimos títulos para o console com exclusividade, como por exemplo, Mario Kart Double Dash, Super Mario Sunshine, a série Baten Kaitos, a série Metroid Prime, etc. Poderia citar uma lista com muitos títulos excelentes, mas não é esse ponto que estou discutindo.

Apos o sucesso de vendas que a Nintendo teve com Wii ela resolve investir em um novo console e surgem as primeiras concepções para o desenvolvimento do Wii U. Muita especulação, muito protótipo fake surge ao longo dos anos que antecederam a divulgação oficial.

A Nintendo tentou inovar com o seu controle em forma de tablet, o que seria uma ideia fantástica, se não fosse pela popularização dos tablets em si. O que deixou meio que para trás o fator surpresa.

Outro fator que assombrou bastante a Nintendo foi o nome escolhido, muitos consumidores não souberam se somente comprariam um controle para Wii ou se era um console novo, isso gerou uma grande confusão. Dito que a grande maioria dos usuários de Wii eram jogadores casuais.

Com uma arquitetura completamente defasada e poder semelhante ao consoles PS3 e X-Box 360. Em breve ele bateria de frente com a ultima geração de consoles, deixando assim o Wii U para trás muito rapidamente.

O lançamento em Novembro de 2012 trouxe um console que não agradou a critica especializada e tão pouco os jogadores. No lançamento tivemos poucos títulos exclusivos o que sempre faz as vendas aumentarem. O lançamento se deu em Novembro de 2012 e eu tive a chance de por as mãos no meu em Dezembro do mesmo ano. Eu me arrependo?

De forma alguma, tive o prazer de jogar grandes títulos que muitas pessoas se quer sabem que existem. Tais como, Pikimin 3, The Wonderfull 101, Lego city Undecover, Zombi U, Splatoon, entre muitos outros. Também não podemos esquecer dos Blockbusters de sempre, Smash Bros. e Mario’s game. E ainda falta alguns bons games na minha lista a serem finalizados e outros ainda não comprei, Twilight Princess HD, Pokkén, Paper Mario: Color Splash.

Outros fatores que são agradáveis aos meus olhos, poder assistir Netflix , YouTube, Browser de navegação. Os jogos indies são também um fator muito precioso, alguns desses com exclusividade fica melhor ainda.

Uma grande sacada da Nintendo que me atrai bastante são os games de Virtual Console, que são nada mais que alguns dos memoráveis games de épocas áureas. Trilogia de Dk para SNES, Metroid tanto de NES como para o 16 bits da Mesma. Ainda temos jogos de Master System, Sega Genesis, TurboGrafx, N64 e mais recentemente foram incluídos alguns do melhores games para Wii. Então assim, esse fator mesmo que eu ache caro alguns títulos são na minha opinião aquisições muito bem vindas a minha coleção.

wii-u-virtual-console

Eu jogo Mario Kart 8 com meus amigos em modo tela dividida e isso é uma festa. Nada se compara ao multiplayer local como a Nintendo faz. Smash Bros. é um prato cheio, divertido até mandar parar. Mas em contra partida, se você igual a mim, não consegue mais reunir aquela galera das antigas por vários motivos, filhos, mudança de cidade ou qualquer outra eventualidade. A diversão fica reduzida, dificilmente temos estabilidade nas salas onlines, os servidores quase que na maioria Norte Americanos não suportam a quantidade de players. Isso me deixa bastante frustrado. Eu não consigo me comunicar com amigos que tem um console, seja por voz ou mensagens.

Outro game que faz minha coleção valer a pena é Bayonetta 2, simplesmente fantástico. Leva o Wii U ao seu limite, gráficos e jogabilidades acima da media. Ainda ganhei de brinde a primeira versão do jogo que é um excelente titulo.

Atualmente estou jogando no Wii U Tokyo Mirage Sessions #FE que provavelmente poucas pessoas sabe do que se trata, é um crossover entre duas franquias muito aclamadas no Japão, Fire Emblem e Shin Megami Tensei. Eu não vou entrar muito nos detalhes pois estou escrevendo sobre o game. Mas de cara já adianto que qualquer fã de JRPG iria amar este.

SI_WiiU_TokyoMirageSessionsFE

 

Então refaço a minha primeira pergunta, por qual motivo não veio a ser um sucesso?

Olha eu poderia destacar “N” motivos. Um marketing mal sucedido, nos países como Brasil não se encontra os games, não temos acesso ao mercado digital se não de uma forma “ilegal”, (utilização de uma conta Canadense e cartão com bandeira internacional). A rede online não chega aos pés da primeira utilizada pelo X-Box original, chega a ser pífia de tão arcaica.

A pratica de intolerância da Nintendo é absurda que chega a ser inacreditável.

Esqueci de comentar antes, o que aconteceu com Zelda Wii U? Eu esperava esse titulo desde o lançamento do console e agora o projeto foi migrado para NX. Eu tenho total certeza que a versão para Wii U será somente um porte mal feito e a versão do NX será infinitamente melhor. E então como fica a grande parcela que comprou um console esperando esse game? Jogaremos uma versão inferior e calados.

Eu amo a Nintendo. Isso é indiscutível. Agora a Nintendo nos ama como um todo, ou foda-se os latinos americanos?

O que devemos esperar que ela faça no NX? Podemos realmente bater de frente com a SONY e MS, ou novamente terei que ter pelo menos dois consoles da geração. Esperar algo incrível ou casual? São muitas especulações rondando a chegado do novo console e olha que falta pouco mais de seis meses e não temos nada de concreto.

Finalizando aqui pessoal é mais um desabafo como tantos outros que compartilho com vocês ao longo da nossa jornada e tenho certeza que muitos terão essa mesma indiferença que Eu. Por hoje é só…

つづく

Himura Bárbaro
Himura Barbaro, apaixonado por anime, mangá e games! Nintendista assumido... Meu lema é " No Game, No Life"

Parceiros

Video em Destaque

Nintendo Switch