Menu

Yo-Kai Watch! Yo-Kai o que?

Ohayoo minna!

Foi essa a minha primeira indagação a respeito desse “JRPG” (Japanese role-playing game). O que diabos é isso?

Após mais de 90 horas de jogo eu posso responder: – Que jogo do caralho

Vamos começar pelo incio, Yo-Kais são literalmente fantasmas. O jogo tem centenas deles para sermos amigos, exatamente é isso que você leu, nos nos tornamos amigos deles assim como caça-fantasmas se torna do Geleia, piada infame.

yokai crank

O protagonista Keita (Adams na versão norte americana), é um jovem nas suas férias de verão na cidade de Sakura New Town. Como é um costume entre a mulecada japonesa caçar insetos e coloca-los para competir com dos seus amigos Keita sai em sua busca do mais robusto besouro e se depara com uma arvore sagrada e embaixo dela uma daquelas maquinas de bolinhas como nos conhecemos aqui no Brasil.

 

Daí como o ser humano não aguenta ver alguma coisa esquisita e ir embora na boa, o retardado do Keita enfia uma moeda na bendita, BINGO! Cai uma capsula e dela sai um Yo-kai, Whisper. Ele é somente um guia ao nosso mais novo caçador de Yo-Kais e solucionador de problemas relacionados a eles. O ponto inicial do game parte desse momento, tentando fugir de Whisper do problema que ele arrumou o fantasma camarada diz como vai ser a vida do nosso aventureiro. E lhe dá um relógio, daí vem o nome Watch da série. Esse instrumento dá a Keita o poder de identificar e ver os Yo-kais.

yokai battle

O jogo se assemelha com Pokémon no quesito monstros colecionáveis, batalhas e estrategias. São seis Yo-Kais em batalha numa especie de roda, vou colocar uma ilustração para vocês terem uma noção. Na arena são três batalhando enquanto os outros três aguardam sua vez.

Cada Yo-Kai tem uma Skill ativa e 3 habilidades. Nas batalhas em si, duas são automáticas e uma gasta a barra de Soul! Essa espécie de gotinha azul, que se enche automático ou usando itens de recover.

Além disso cada Yo-kai tem um tipo totalizando oito. Na batalha existe um bônus a cada Yo-Kai adjacente que tenha o mesmo tipo. Exemplo: Aumento da Velocidade ou de Ataque.

Cada Yo-Kai pode levar consigo um equipamento que na maioria das vezes lhes trazem um ponto positivo e um negativo.

Existe uma opção para travar batalhas com outros jogadores, mas infelizmente a primeira versão do game só é possível localmente, o que já foi consertado na segunda versão. Deixando assim o jogo com uma longevidade muito maior, as estratégias usadas pelos jogadores são muito variadas.

Além dos tipos, o que diferem os Yo-Kais são os Ranks que vão do mais fraco “D” ao mais forte “S”, ainda existem Yo-Kais Lendários que além de muito mais fortes são necessários certos critérios para obtê-los como por exemplo fazer amizades com uma certa quantidade de Yo-kais diferentes.

Existem ainda outras formas de se obter novos Yo-kais fazendo fusões entre diferentes espécies ou com itens. Também ganhando níveis assim como em Pokémon.

Jibanayan + Roughraff = Baddinyan

fuse

Grumples + Ageless Powder = Everfore

veia

kyubi

Nossa galera é tanta informação que não sei como estou me saindo, mas vou falar mais um pouco. O enredo principal não é a oitava maravilha do mundo moderno, um Yo-kai fodão que fundir o Yo-Kai World ao nosso mundo, libertando assim todos Yo-Kais malévolos. Nesse meio tempo você acaba conhecendo Kyubi um dos Yo-kai mais conhecidos aqui no ocidente, já vimos diversas vezes em animes como YuYu Hakusho o Kurama Yoko, Pokémon como Ninetales, Naruto como Raposa de nove Caudas por sinal também se chama Kyubi.

Essa raposa dá algumas dicas do andamento da história, como eu disse anteriormente não é o melhor enredo, mas não me decepcionei.

Naturalmente os Yo-kais presente em nosso mundo afeta de forma quase que pacificamente a humanidade, alguns deixam as pessoas zangadas, outros as fazem peidar em público as envergonhando bastante, já aqueles causadores de brigas entre casais, etc. Em contra partida há aqueles que deixam as pessoas super felizes, super motivadas, dão confiança exagerada, enfim eles nos afetam de variadas formas que são mostradas nas side quests, que por sinal tem um nível de humor muito bacana e me fez querer completar todas.

Corptain

Yomigensui

O jogo é dividido em capítulos e também é afetado pelo tempo e clima, dia e noite. Céu claro e chuvoso. Afetando como as pessoas agem e também influenciam na aparição dos fantasmas. As áreas do game vão desde urbana, parques, florestas, mansões abandonadas, edifícios, praias entre muitas outras. Os Yo-Kais são encontrados em arvores, lixeiras, gramas, jardins, oceanos, postes, embaixo de carros e maquinas de refrigerante, são tantos lugares possíveis que mesmo tendo mais de 90 horas de games não consegui encontrar todos spots.

região yokai watch

A variedades de Shoppings com itens são enormes, lojas de conveniência, hambúrgueria, sacolões, açougue, padaria, sorveteria, é loja que não acaba mais. Ainda temos a opção de caçar insetos e peixes comuns que servem de moeda para troca em itens supervaliosos. Esses animais podem ser normais ou raríssimos, tudo obtido através de um mini-game com a vara de pesca ou a rede de insetos.

Cada Yo-Kai obtido através da amizade cultivada seja por batalha ou o ajudando em alguma tarefa nos é entregue uma medalha significando à amizade adquirida, automaticamente ela é inserida num livro que se chama Medalium onde podemos ver a quantidade de Yo-Kais obtidos e também os que faltam, parecido com uma Pokédex, podendo visualizar os dados de cada fantasma como Skills e atributos.

yo-kai-whisper

Outro fator positivo são os gráficos e efeitos 3D do jogo. Eu já comentei várias vezes que as thirdie parties nunca souberam usar o efeito 3D como a Nintendo, mas dessa vez a Level-5 superou e eu dou nota 10. A trilha sonora é algo genial, as músicas grudam na mente e me pego assoviando elas.

O nível de dificuldade é baixo para quem for somente fechar a história principal, agora se você estiver pensando em pegar todos assim como eu, se fudeu. Vai perder horas a fio tentando fazer amizade com aqueles espíritos de porco malditos que nunca querem ser seus amigos ou nem mesmo dar o ar da graça de aparecer, ufa! Desculpem-me o desabafo, mas eu precisava. Mas mesmo assim eu, você o seu amigo vai querer aquele Yo-Kai porque o designer dele é muito massa ou porque ele é o melhor healer do pedaço. Enfim você vai querer, é triste, mas é a verdade.

          Snee

Muramasa

No geral galera eu não tenho certeza como essa febre japonesa ira sobreviver aqui no ocidente, pois ainda temos muito preconceitos quando se tratam de jogos nipônicos com monstros coloridos e alguns até fofinhos. A comparação com jogos como Digimon e Pokémon serão inevitáveis, mas eu posso garantir esse game tem muito a oferecer do que somente uma cópia malfeita. No Japão a segunda versão já foi lançada e a terceira já anunciada, espero do fundo do meu coração que venham ver o sol do outro lado do globo porque eu me apaixonei pela franquia.

YWD_JP_Cover

Além do jogo ser um sucesso absoluto la pelas terras do sol nascente, ainda existe uma infinidade de produtos, anime, mangá (que por sinal está entre os dez mais vendidos atualmente), bonecos, acessórios, e até um game exclusivo da série Just Dance para plataforma Wii U, enfim tudo que um ser humano precisa para acabar com seu salário.

つづく

 

Plataforma: Nintendo 3DS

Produtora: Level-5

Himura Bárbaro
Himura Barbaro, apaixonado por anime, mangá e games! Nintendista assumido... Meu lema é " No Game, No Life"
  • Kenji

    Mais uma vez, ótima matéria!Continue assim Himura que está show de bola!

Parceiros

Video em Destaque

Nintendo Switch